Você provavelmente já ouvir falar no manguezal, mas será que conhece de fato esse ecossistema tão importante para o planeta?
O manguezal, mangal ou mangue é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais. Ocorre no litoral, nas margens das baías, enseadas, lagunas e em desembocaduras de rios, onde haja o encontro de água doce dos rios com a salgada do mar, ou diretamente nas linhas de costa.
Onde ocorrem no Brasil?
Segundo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Bioiversidade), os manguezais abrangem cerca de 14.000 Km2em quase todo o litoral brasileiro, desde o estado do Amapá até Laguna em Santa Catarina.
Entre o Amapá e o Golfão Maranhenseocorrem as maiores extensões de manguezais da costa brasileira. Do sudeste Maranhense até o Espírito Santo, os manguesestão associados a lagunas, baías e estuários e são mais reduzidos.
Na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, também apresenta grande extensão, apesar de sofreremcom um forte processo de degradação. O Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia e Paranaguá, situado entre os estados de São Paulo e Paraná, representa uma das reservas de mangues mais importantes do país.
Primeira imagem: Mangue vermelho; Segunda imagem: Mangue branco; Terceira imagem: Mangue preto
Existem três principais espécies de mangues: mangue vermelho (Rhizophoramangle), mangue preto (Avicenniaschaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa). Apresentam características bem diferentes de outras plantas, pois possuem raízes aéreas que são adaptações para um solo pobre em oxigênio, instável e com alta concentração de sal. Essas raízes emergem de baixo do sedimento em direção ao ar, e mesmo durante a maré cheia elas ficam expostas, o que possibilita as trocas gasosas. Poucas espécies conseguem sobreviver em um ambientes como o manguezal.

Os mangues são conhecidos como berçário da vida marinha, pois é o habitat de diversas formas de vida como as ostras, cavalos-marinhos, peixes-boi, algumas espécies de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes.
Além disso, o manguezal exerce um papel muito importante na absorção de carbono da atmosfera através da fotossíntese, e deposita uma lama rica, que nutre toda a vida marinha presente ali. Também protegem as zonas costeiras contra erosão e mudanças climáticas, diminuindo a sua vulnerabilidade à ocorrência de tempestades, eventos extremos, inundações e avanço do nível do mar. Como por exemplo, o tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004. Em alguns pontos da costa, o mangue reduziu o impacto desse evento ao atingir o continente. Ele funcionou como uma barreira vegetal impedindo a progressão da onda destrutiva.

Apesar de sua enorme importância para a vida, os manguezais sofrem muitas ameaças pelo homem. Poluição por lixo e esgoto, além do desmatamento e aterro para ocupação. Isso tudo promove a mudança do habitat e da qualidade das águas, dizimando muitas espécies, e diminuindo a oferta de recursos dos quais muitas comunidades tradicionais e setores dependem diretamente para sobreviver, como a pesca artesanal, o extrativismo, a coleta de mariscos e o turismo.
Nessa semana do meio ambiente gostaríamos de ressaltar a importância da conservação dos manguezais que fertilizam os mares e promovem a digestão da matéria orgânica continental. Sem eles muitas espécies marinhas não conseguiram se reproduzir e se desenvolver pois perderiam seu habitat. Além de fornecer proteção e sustento para a população que vive nesse ecossistema os manguezais protegem a linha de costa contra as mudanças climáticas.
Portanto não menospreze os serviços ambientais que os manguezais nos oferecem.

Escrito por Amanda Gonçalves
Referencias: