O planeta está em constante transformação e seu futuro depende do conhecimento e da capacidade de adaptação do homem frente aos novos desafios que se apresentam.
Desde 1830, quando a humanidade atingiu a extraordinária marca de 1 bilhão de habitantes, ela não para de crescer de forma exponencial. Em menos de 200 anos já somos mais de 7,6 bilhões de pessoas procurando mais espaço em um planeta que permanece limitado em termos de tamanho e capacidade de oferta de recursos naturais. Com esta população já entramos no cheque especial e não sabemos como iremos recompor o que gastamos a mais.

A desertificação, o desequilíbrio do clima, a fome e a sede são sinais claros que já ultrapassamos em muito a capacidade da Terra em nos prover de abrigo e alimentos. As soluções inovadoras para viabilizar e equilibrar a oferta e a demanda de recursos materiais vai depender da inteligência do homem em pesquisar novos conhecimentos, e desenvolver estratégias onde a congruência dos esforços seja a tônica das nações.
O cenário atual aponta algumas tendências que podem indicar os rumos profissionais que possam atender os desafios da sustentabilidade do planeta para a próxima década.
1. Os oceanos serão a nova fronteira humana. A falta de espaço para produção de alimentos e a procura de novas formas de energia renovável estão nos conduzindo para os oceanos.
[wpvideo M2lIL4HE]
Vídeo 1: Fazenda marinha da Ilha Grande. Fonte: Youtube.
2. A automação e a robótica serão os instrumentos que permitirão a busca por eficácia e eficiência.

3. A capacidade de reação e adaptação às demandas bruscas e a velocidade das transformações do mundo moderno dependem da habilidade pela inovação.
[wpvideo 8IH3Lt9e]
Vídeo 2: Engenheiros criam bolha de água para substituir os pláticos. Fonte: As Melhores Soluções Sustentáveis.
4. A conscientização da participação efetiva da sociedade no processo de sustentabilidade requer comunicação e lideranças capazes de conduzir a coletividade de forma coesa. Neste quesito, a credibilidade e a transparência serão as moedas fortes na condução do processo.

5. O progressivo impacto das mudanças climáticas decorrentes de tempestades severas, ressacas, furacões, enchentes, dentre outros eventos extremos requer soluções de aumento da resiliência das cidades.


6. Os resíduos gerados pelo homem, tendo o plástico como seu principal representante, principalmente para os oceanos. Para saber mais sobre plásticos nos oceanos clique aqui.

7. A questão da sustentabilidade deixará de ser secundária e participará de forma objetiva e destacada no desenvolvimento humano no planeta. No mundo dos negócios, metas não serão apenas financeiras, mas também a viabilidade humana no planeta.

8. A globalização das relações abre novos caminhos para miscigenar as culturas do oriente e do ocidente, visando às trocas de tecnologias e metas para a sustentabilidade do futuro do planeta.

Se você quiser estar avante ao tempo e preparado profissionalmente e ambientalmente para os novos desafios do futuro, pense nestas 8 reflexões. A Terra é azul.