Apesar de toda magnitude e importância dos oceanos, acredita-se que conhecemos apenas cerca de 10%. Até a metade do século XX, sabíamos pouco sobre esses grandes corpos de água, e a informação sobre seus pontos mais profundos menos ainda. Depois de um longo tempo de desinteresse no estudo oceânico, a busca por diferentes fontes de alimento e mesmo a demanda por recursos energéticos instigaram a curiosidade acerca do que os oceanos seriam capazes de fornecer.

Com o avanço tecnológico ao longo dos anos, tem sido possível mapear e interpretar melhor o fundo dos oceanos. A partir do auxílio de aparelhos como os sonares, que usam a emissão de ondas acústicas na água, a utilização da batimetria que fornece dados sobre a profundidade, e o uso dos veículos autônomos subaquáticos, foi possível o mapeamento do fundo do oceano e a descoberta de muitos locais de elevada profundidade dos oceanos denominados de fossas abissais.

Fonte: NOAA Ocean Exploration
A pesquisa em grandes profundidades tem como principal desafio saber controlar a pressão da massa d’água correspondente à coluna que comprime acima da profundidade de onde se está. Imagine você, é o peso da coluna d’água acima da profundidade onde queremos chegar. Quanto maior a profundidade, maior será a pressão da coluna d’água. A cada 10 metros de profundidade a pressão aumenta em 1 atmosfera que é a pressão de referência ao nível do mar.
Por meio de uma expedição nomeada Five Deeps, iniciada em 2018, foi possível mapear os pontos mais profundos de cada oceano:
Fossa de Porto Rico: segunda mais profunda entre as cinco da expedição, foi explorada em dezembro de 2018, possui 8.376m de profundidade e localiza-se no oceano Atlântico.
Fossa Fatoriana: localizada no extremo sul da Fossa Sandwich do Sul, oceano Antártico, explorada em fevereiro de 2019, possui 7.432m de profundidade;
Fossa de Java: localizada na costa da Indonésia, oceano Índico, explorada em abril de 2019, possui 7.192m de profundidade;
Fossa das Marianas: um dos pontos mais famosos, localiza-se no oceano Pacífico, foi explorada pela Five Deeps em maio de 2019 e possui 10.924m de profundidade;
Fossa Molloy: localizada no Ártico, explorada em agosto 2019, possui 5.551m de profundidade;

Fonte: https://wired.jp/special/2021/journey-to-the-bottom-of-the-sea/
Embora ainda haja muito a ser descoberto sobre o leito oceânico, as informações coletadas até então rendem muitas discussões sobre a biodiversidade de cada local. Outro aspecto preocupante é a necessidade da conscientização ambiental após serem encontrados resíduos plásticos durante a expedição.

Nota-se, portanto, que quanto mais fomentados os estudos oceânicos forem, mais descobertas serão feitas e maiores serão as chances de se obter atividades econômicas sustentáveis, que impulsionem a economia mundial e simultaneamente preservem os oceanos.
Escrito por: Izabel Avellar
Referências Bibliográficas:
AMOS, J. Conheça os 5 pontos mais profundos de cada oceano, mapeados por expedição. BBC News Brasil, 17 maio 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57141772>.
GERRETSEN, I. Por que a Nasa está explorando as profundezas dos oceanos. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-60087784>.
HUNT, J. W., Ashley Strickland, Katie. O que sabemos sobre as profundezas do oceano – e por que é tão arriscado explorá-lo. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/o-que-sabemos-sobre-as-profundezas-do-oceano-e-por-que-e-tao-arriscado-explora-lo/>.
JONATHAN AMOS. Victor Vescovo, o 1o explorador a visitar os pontos mais profundos de todos os oceanos. BBC News Brasil, 21 set. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-49654161>. Acesso em: 19 jul. 2023.
LIFE AT 11 KM DEEP? THE HISTORY OF EXPLORATION OF THE MARIANA TRENCH. TITAN SUBMERSIBLE IMPLOSION. Disponível em: <https://youtu.be/2hjSPo-01ro>. Acesso em: 16 jul. 2023.
MAYA WEI-HAAS. Implosão acidental gera nova medição para o ponto mais profundo do oceano. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2022/02/implosao-acidental-gera-nova-medicao-para-o-ponto-mais-profundo-do-oceano>. Acesso em: 16 jul. 2023.
MCDONALD, J. W., Amaya. 11 km e visita de James Cameron: 6 fatos sobre o ponto mais fundo da Terra. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/11-km-e-visita-de-james-cameron-6-fatos-sobre-o-ponto-mais-fundo-da-terra/>. Acesso em: 16 jul. 2023.
MESQUITA, J. L. Conheça os locais mais profundos dos oceanos. Disponível em: <https://marsemfim.com.br/conheca-os-locais-mais-profundos-dos-oceanos/>. Acesso em: 16 jul. 2023.
NAST, C. Inside the daring mission to reach the bottom of all Earth’s oceans. Disponível em: <https://www.wired.co.uk/article/victor-vescovo-five-deeps-expedition>.
POR QUE AINDA NÃO CONHECEMOS TODO O OCEANO? Disponível em: <https://museuweg.net/blog/por-que-ainda-nao-conhecemos-todo-o-oceano/>. Acesso em: 16 jul. 2023.
PRESSE, D. F. Fundo do mar é mais desconhecido que solo lunar, dizem especialistas. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/06/fundo-do-mar-e-mais-desconhecido-que-solo-lunar-dizem-especialistas.html>. Acesso em: 16 jul. 2023.
QUAL É A MAIOR PROFUNDIDADE DO OCEANO E ATÉ ONDE O SER HUMANO JÁ DESCEU? Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-maior-profundidade-do-oceano-e-ate-onde-o-homem-ja-conseguiu-descer>. Acesso em: 16 jul. 2023.
RODRIGUES, S. Expedição encontra plásticos no ponto mais profundo do Pacífico. Disponível em: <https://oeco.org.br/salada-verde/expedicao-encontra-plasticos-no-ponto-mais-profundo-do-pacifico/>. Acesso em: 21 jul. 2023.
SINELSCHIKOVA, E. A saga soviética para medir o ponto mais profundo dos oceanos. Disponível em: <https://br.rbth.com/ciencia/87477-a-saga-sovietica-para-medir-a-fossa-das-marianas>. Acesso em: 16 jul. 2023.
SOUZA, L. P. Tragédia do Titan amplia um incômodo: sabe-se muito pouco dos oceanos. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/tragedia-do-titan-amplia-um-incomodo-sabe-se-muito-pouco-dos-oceanos#google_vignette>. Acesso em: 16 jul. 2023.
WILL. Deepest submarine dive reveals plastic debris at the ocean floor. Disponível em: <https://oceanographicmagazine.com/news/deepest-ever-submarine-dive/>. Acesso em: 21 jul. 2023.