Você com certeza já viu ou ouviu falar em cavalo-marinho, mas você sabe que tipo de animal ele é? Os peixes ósseos do gênero Hippocampus, da família Syngnathidae, são popularmente conhecidos como Cavalos-marinhos. E apesar de terem uma forma bem diferente, recordando a forma de um cavalo, eles são sim peixes!! Podem ser encontrados em águas rasas tropicais e temperadas do mundo, atingem até 36 cm de comprimento, e possuem 53 espécies conhecidas.
Os cavalos-marinhos não possuem nadadeira caudal definida, e sim uma calda alongada, que os permite se segurar em corais, grama e outras plantas marinhas, impedindo que sejam carregados pelas ondas ou correntes. Por essa característica eles não são rápidos nadadores, e dependem de uma alta frequência de batimentos da nadadeira dorsal (30-70 vezes por segundo), para se movimentar pela água. Também apresentam nadadeiras peitorais posicionadas ao lado da cabeça, que auxiliam em sua estabilidade e direcionamento durante a natação.
Ao contrário da maioria dos peixes, o cavalo-marinho apresenta um tipo de exoesqueleto (esqueleto externo, que funciona como uma proteção contra atrito, predadores e variações do meio ambiente, além de dar suporte estrutural e forma ao corpo do animal). Eles não possuem escamas, e seus corpos são formados por placas ósseas externas e duras, que encontram-se fundidas e recobertas por uma camada corporal.
Uma curiosidade sobre os cavalos-marinhos, é que os machos possuem uma bolsa de criação no lado ventral ou frontal. Ao acasalar, a fêmea deposita seus ovos na bolsa dele e o macho os fertiliza internamente. Ele carrega os ovos em sua bolsa até que eles eclodam, depois libera cavalos-marinhos em miniatura totalmente formados na água.
São animais carnívoros, que se alimentam sugando sua presa. Comem pequenos crustáceos como camarões, larvas e ovos de peixes, e outros invertebrados como pequenos moluscos e vermes. Um adulto come de 30 a 50 vezes por dia. Eles possuem focinhos finos e longos, que podem se expandir dependendo do tamanho do seu alimento.
Outra curiosidade é que também podem ser conhecidos como camaleões do mar, pois podem mudar de cor muito rapidamente e se camuflar em qualquer ambiente em que se encontrem. Essa característica facilita a captura de alimento e na fuga de predadores.
Escrito por Amanda Gonçalves
Referências: