Cabos submarinos: comunicação submersa 

Square

Apesar da maioria das pessoas estar ciente da sua dependência diária da internet, poucas realmente compreendem o papel desempenhado por redes submarinas em todo o planeta no fornecimento da conectividade. A internet moderna tem sido impulsionada através de uma enorme malha de cabos trabalhando juntos, conhecidos como cabos submarinos.  

Os cabos submarinos são cabos de energia colocados sob a água em rios, lagos e mares, também chamados cabos subaquáticos. Sua origem remonta ao advento do telégrafo, e a ideia de um cabo telegráfico transatlântico que permitisse ligar o Velho e o Novo Mundo surgiu quando Samuel Morse iniciou uma série de experiências.  

Em 1858, dois navios de guerra movidos a vapor se encontraram no meio do Oceano Atlântico. Lá, eles conectaram as duas extremidades de um cabo de 4.000 quilômetros de comprimento e 1,5 centímetro de diâmetro, ligando pela primeira vez os continentes europeu e norte-americano por telégrafo.  

Aguarela do século XIX ilustra baleia passando por cima do cabo submarino que ligou a Europa e a América em 1858.

Pouco mais de duas semanas depois, a Rainha Vitória do Reino Unido enviou uma mensagem de felicitações ao então presidente dos EUA, James Buchanan. Apesar da mensagem ter levado mais de 17 horas para ser entregue, com 2 minutos e 5 segundos por letra em código Morse, e o cabo ter funcionado por menos de um mês devido a falhas técnicas, uma revolução global nas comunicações havia começado. 

No Brasil, o primeiro cabo submarino fez parte da primeira linha telegráfica brasileira. Foi inaugurado em 1857 e interligava a Praia da Saúde no Rio de Janeiro com a cidade de Petrópolis. A linha tinha extensão total de 50 quilômetros, sendo 15 quilômetros em cabo submarino. Os primeiros cabos totalmente submarinos foram inaugurados por D. Pedro II em 1874, interligando o Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém.

Cena no navio Great Eastern durante a instalação de um cabo do Atlântico / Science Museum Group Collection

Devido aos métodos especiais de construção e às condições operacionais dos cabos submarinos, há grandes diferenças em sua estrutura de fabricação, e sua instalação requer muitos estudos prévios da região, como rotas de navios, onde eles ancoram, topografia do solo do fundo mar e inúmeros outros atributos para garantir a segurança do investimento. 

Sua instalação é feita utilizando navios de cabos, os quais possuem uma bobina gigante na proa, por onde o cabo é desenrolado e levado até o fundo do oceano. Todo o processo pode levar meses para ser finalizado, pois o navio precisa seguir uma rota e parar para fazer instalações em cada ponto, instalando também estações de retransmissão ao longo do caminho. Quanto aos animais, estes representam um perigo irrisório aos cabos. Em contrapartida, os maiores danos são causados por ação antrópica, como a pesca por exemplo. 

Navio instalando um cabo submarino no Porto de Donghae, na Coreia do Sul /LS Cable & System 

Como a internet se tornou mais móvel e sem fio, a quantidade de dados que trafegam pelos cabos submarinos aumentou exponencialmente. Nos últimos anos, muitos deles foram financiados por gigantes da Internet, como Facebook, Google, Microsoft e Amazon. 

Malbec, cabo submarino que liga Las Toninas (Argentina), Praia Grande e Rio de Janeiro (Brasil) / TeleGeography 

Sua importância geopolítica tem se mostrado cada vez mais evidente, inclusive no cenário nacional. Outros grandes investimentos precisam passar por uma série de análises antes de disputar uma mesma região por onde passe um cabo submarino. Isto deve-se ao fato de que, dependendo do projeto, qualquer mínimo dano pode causar um enorme prejuízo. É o caso, por exemplo, do projeto de uma usina de dessalinização na Praia do Futuro, Fortaleza, cujo local ficaria muito perto de um cabo submarino. 

A partir de negociações, este tipo de impasse pode ser resolvido, contando sempre com especialistas que considerem todos os possíveis cenários.  

Marea, um dos cabos submarinos com maior capacidade do Atlântico / RUN Studios 

Portanto, a diversidade de usos que atualmente demandam espaço físico em áreas costeiras exige cuidados para se evitar superposição e conflitos de utilização. Outro fator é a importância e a qualidade dos usos almejados para se poder priorizar a utilização do espaço. Não pensem que as áreas do mar são espaços de todos e qualquer um faz o que bem entender. A legislação dos direitos do mar e mesmo do espaço costeiro devem ser respeitados por todos para que se possa ter o melhor aproveitamento possível e que beneficie o maior número de pessoas, além de respeitar a fauna e a flora locais. 

Escrito por Izabel Avellar

Referências Bibliográficas

“Anatel Debate Importância Dos Cabos Submarinos.” Agência Nacional de Telecomunicações, 27 Sept. 2023, www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-debate-importancia-dos-cabos-submarinos. Accessed 21 Dec. 2023. 

Barros, Luana, and Luciano Rodrigues. “Usina de Dessalinização Da Praia Do Futuro Pode Não Sair Do Papel? Entenda Impasse Com Teles – Negócios.” Diário Do Nordeste, 26 Sept. 2023, diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/usina-de-dessalinizacao-da-praia-do-futuro-pode-nao-sair-do-papel-entenda-impasse-com-teles-1.3422786. Accessed 21 Dec. 2023. 

Bojlesen, Wagner. “Como é Um Cabo Submarino Por Dentro?” Cirion Technologies, 5 Jan. 2023, blog.ciriontechnologies.com/pt-br/cabo-submarino-internet/. Accessed 21 Dec. 2023. 

Brito, Thaís. “Entenda Como Funciona a Usina Que Tira Sal Da Água Do Mar E Gera Embate Por Risco de Derrubar a Internet No Brasil.” G1, 7 Oct. 2023, g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/10/07/entenda-como-funciona-a-usina-que-tira-sal-da-agua-do-mar-e-gera-embate-por-risco-de-derrubar-a-internet-no-brasil.ghtml. Accessed 21 Dec. 2023. 

“Cabos Submarinos.” Agência Nacional de Telecomunicações, 2 Aug. 2022, www.gov.br/anatel/pt-br/dados/infraestrutura/cabos-submarinos. 

Couto, António. “História E Memória: Cabos Submarinos Na Horta (1893-1969).” História E Memória, 2023, philangra.blogspot.com/2017/11/cabos-submarinos-na-horta-1893-1969.html. Accessed 21 Dec. 2023. 

Digital, Olhar, and Danilo Oliveira. “Como é Um Cabo Submarino Por Dentro.” Olhar Digital, 8 Aug. 2023, olhardigital.com.br/2023/08/08/olha-isso/como-e-um-cabo-submarino-por-dentro/. Accessed 21 Dec. 2023. 

Digital, Olhar, and Alvaro Scola. “Confira Mitos E Dúvidas Comuns Sobre a Fibra Óptica.” Olhar Digital, 23 Apr. 2018, olhardigital.com.br/2018/04/23/dicas-e-tutoriais/confira-mitos-e-duvidas-comuns-sobre-a-fibra-optica/. Accessed 21 Dec. 2023. 

“FIBRA ÓPTICA NO FUNDO DO MAR! Como Funcionam Os Cabos Submarinos de Internet.” Www.youtube.com, youtu.be/K52NN3ByxqA. Accessed 21 Dec. 2023. 

“How Vulnerable Are the Undersea Cables That Power the Global Internet?” Www.9news.com.au, www.9news.com.au/technology/how-vulnerable-are-the-undersea-cables-that-power-the-global-internet-wold-news/1cf0c842-875a-4d1f-a129-9aad11a372c3. 

“Lançamento de Cabos Submarinos.” Www.youtube.com, youtu.be/k5rmchMHyq8?si=xrh45qk3JdpundzR. Accessed 21 Dec. 2023. 

Mesquita, João Lara. “Cabos Submarinos, Pequena História Que Deu Na Internet.” Mar Sem Fim, 31 Oct. 2019, marsemfim.com.br/cabos-submarinos-pequena-historia-que-deu-na-internet/. 

“Microsoft, Facebook E Telxius Completam O Cabo Submarino de Maior Capacidade Para Atravessar O Atlântico – Microsoft News Center Brasil.” News.microsoft.com, 22 Sept. 2017, news.microsoft.com/pt-br/microsoft-facebook-e-telxius-completam-o-cabo-submarino-de-maior-capacidade-para-atravessar-o-atlantico/. Accessed 21 Dec. 2023. 

Nishikiori, Igor. “Cabo Submarino Do Google Começa a Ser Instalado Em Cidade Brasileira.” Giz Brasil, 17 Nov. 2023, gizmodo.uol.com.br/cabo-submarino-do-google-comeca-a-ser-instalado-em-cidade-brasileira/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20maior%20cabo%20submarino. Accessed 21 Dec. 2023. 

“O Cabo Submarino Que Ligou Dois Continentes Em 1858.” Www.nationalgeographic.pt, 6 Dec. 2022, www.nationalgeographic.pt/historia/o-cabo-submarino-que-ligou-dois-continentes-em-1858_3368. Accessed 21 Dec. 2023. 

“Praia Grande Recebe Instalação de Cabos Submarinos de Fibra Óptica Do Google.” G1, 15 Nov. 2023, g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2023/11/15/praia-grande-recebe-instalacao-de-cabos-submarinos-de-fibra-optica-da-google.ghtml. Accessed 21 Dec. 2023. 

redação, Da. “Marea, O Cabo Submarino de Internet de Maior Capacidade.” Gazeta Do Povo, www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/cabo-de-internet-de-maior-capacidade-do-mundo-esta-pronto-a0lgw5e9pvouklrx5i148bdu7/. Accessed 21 Dec. 2023. 

Silveira, Flávia. “Nova Leva de Cabos Submarinos Aumenta Conexão Do Brasil Com Outros Países.” Gazeta Do Povo, 7 Jan. 2019, www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-leva-de-cabos-submarinos-aumenta-conexao-do-brasil-com-outros-paises-9ir8kr72ubif8lnag2aw0qt02/. Accessed 21 Dec. 2023. 

“Spotify.” Open.spotify.com, 10 May 2023, open.spotify.com/episode/7ItRulLR0rOE8hemlfRl4b?si=97473c8a799b400f. Accessed 21 Dec. 2023. 

“Teleco.com.br.” Teleco, www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialcsub/pagina_2.asp. 

yifang. “What Is a Submarine Cable? What Are the Types? How to Laying?” Yifang Electric Group Inc., 9 Dec. 2022, www.yifangcable.com/what-is-a-submarine-cable-what-are-the-types-how-to-laying/. Accessed 21 Dec. 2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *