Década dos Oceanos: Desafios para a Sustentabilidade Marinha

Square

Você já deve ter visto alguma informação referente à Década dos Oceanos. Mas, você sabe o que isso significa? Vamos te explicar!

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, popularmente conhecida como Década dos Oceanos, foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2017, para ocorrer entre 2021 e 2030.

O objetivo consiste em mobilizar a comunidade científica, legisladores, empresas e a sociedade civil para um programa de pesquisa conjunta e inovação tecnológica. A expectativa é que haja maior facilidade na gestão dos recursos naturais, promovendo a preservação dos oceanos e das regiões costeiras.

A instituição deste programa foi o resultado da preocupação com as condições dos oceanos e das regiões costeiras, tendo em vista a intensidade de sua exploração cada vez mais insustentável nos últimos anos.

Os oceanos são fontes de bens e serviços indispensáveis ao sustento da vida na Terra, e compõem cerca de 70% da água presente no planeta. Por serem ambientes essenciais no ciclo hidrológico e possuírem grande volume e capacidade térmica, os oceanos são fundamentais na regulação climática do planeta, controlando sua temperatura e possibilitando a existência de vida na Terra.

Além disso, fatores químicos, físicos e biológicos desses ecossistemas têm sofrido mudanças consideráveis, a exemplo da alteração do pH, que tornou os oceanos mais ácidos, comprometendo seriamente a vida marinha.

A emissão de poluentes como o CO² tem alterado as condições climáticas do nosso planeta, gerando o aquecimento global. O aumento das temperaturas dos oceanos têm provocado o branqueamento de corais, gerando morte desses organismos e, consequentemente, das espécies que dependem dos recifes de corais para sobreviverem.

Coral em processo de branqueamento por conta do aumento da temperatura da água. Foto: JonMilnes / Shutterstock.com

Os impactos nos oceanos ainda envolvem a deposição de lixo e resíduos sólidos nessas regiões, além dos poluentes que são descartados nos rios e se acumulam no mar. Estima-se que os oceanos têm sido poluídos com cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano, comprometendo a vida de mais de 100.000 animais marinhos no mesmo período.

Os impactos ocasionados nesses ambientes tem gerado consequências até mesmo nas atividades econômicas, limitando a disponibilidade dos recursos pesqueiros, meio de subsistência de milhares pessoas que dependem direta e indiretamente desses recursos.

Outro fator importante é a exploração dos recursos minerais e combustíveis fósseis que, apesar de garantirem o funcionamento das cidades, das indústrias e dos veículos, provocam alterações significativas em relação às mudanças climáticas. Além disso, esses produtos causam a poluição de corpos d’água e perda de biodiversidade, provocando sérios desequilíbrios no ecossistema marinho.

Todos esses impactos contribuem para a intensa degradação dos oceanos. Todos nós podemos contribuir de alguma forma para salvar esses ecossistemas. E para te ajudar nesta missão, listamos abaixo algumas atitudes que você pode adotar:

  1.  Prefira peixes e mariscos saudáveis e sustentáveis

As atividades pesqueiras insustentáveis e a perda de habitat estão reduzindo rapidamente as populações de peixes em todo o mundo. Assim, você pode ajudar os oceanos ao preferir comprar em estabelecimentos que obtêm peixes e mariscos a partir de atividades sustentáveis.

Fonte: Artigo “Por que é que o peixe e o marisco sustentável é bom para… o ambiente?” da WWF.
  1. Consuma menos plástico

A presença de plástico nos oceanos contribuem para a degradação desses ambientes, enredando e tirando a vida de milhares de organismos marinhos todos os anos. Para reduzir este impacto, você pode utilizar garrafas d’água que possam ser reaproveitadas; condicionar alimento em recipientes reutilizáveis; reutilizar tudo o que for possível para reduzir a quantidade de lixo no ambiente; e evitar o uso de sacolas plásticas, substituindo-as por ecobags, por exemplo.

  1. Cuide das praias

Se você costuma ir à praia, lembre-se de não descartar embalagens ou qualquer outro tipo de material que possa sujar o ambiente. Aproveite o momento na praia sem interferir na vida selvagem, remover pedras ou corais.  Você ainda pode participar de campanhas de limpezas de praias, organizadas por ONGs.

  1. Não adquira produtos que prejudiquem a vida marinha

Alguns produtos são fabricados à base de objetos coletados no mar, a exemplo de bijuterias feitas com conchas e corais, acessórios fabricados a partir da carapaça de tartaruga-de-pente e produtos derivados dos tubarões. Por isso, ao evitar esse tipo de compra, você estará contribuindo para a manutenção das comunidades bióticas dos oceanos.

Prefira por bijuterias como essas, de materiais que imitam as conchas. Fonte: Google Imagens
  1. Apoie as organizações que trabalham para proteger os oceanos

Existem muitas instituições dedicadas à defesa dos oceanos. Algumas se focam em atividades de conservação da vida marinha, realizando divulgação científica e educação ambiental; outras realizam mutirões de limpeza para retirar o lixo presente nesses locais. Você pode ajudar se tornando um voluntário, realizando doações ou apoiando de outra forma.

Evento “Aquele Abraço” da ROUTE Brasil.

Por meio das atividades que serão desenvolvidas ao longo da Década dos Oceanos, ambientalistas esperam que a humanidade tenha mais conhecimento sobre esses ecossistemas, contribuindo em sua preservação. Faça sua parte e proteja os oceanos!

Fonte: Google Imagens

Referências

Artigo Década da ONU da Ciência do Oceano, 2021 a 2030, do Mar Sem Fim – aqui.

Artigo Formas de Contribuir para Salvar os Oceanos, da National Geographic – aqui.

Notícia Década dos Oceanos instituída pela ONU começa hoje em todo mundo, da Agência Brasil – aqui.

Artigo Década Ciência no Mar, aqui.

Escrito por Jessika Albuquerque

Edição por Luíza Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *