Drogas e Soberania no mar 

Square

O Rio de Janeiro sempre foi uma importante rota portuária desde os tempos do colonialismo. O litoral carioca se manteve nos holofotes dos navegadores do mundo inteiro. Todos os dias, grandes embarcações adentram pela Baía de Guanabara, fazendo dela uma das principais zonas portuárias das Américas.  Junto com o progresso veio o conflito ecológico e a própria segurança da navegação. Os navios traziam a poluição para a Baía de Guanabara e muitas espécies nativas vieram a ser extintas. Nos últimos anos, uma nova ameaça cresce dentro dessa baía que dá acesso aos principais municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, as drogas. 

A falta de controle da navegação e de uma entidade que realize o policiamento integrado das águas tranquilas da baía favorecem a livre circulação de entorpecentes. A existência de inúmeras áreas conflagradas e fora do controle da sociedade formal possibilita inúmeros crimes na calada da noite, gerando insegurança e medo. 

A ilha Jurubaiba é um dos pontos usados para esconderijo de entorpecentes na Baía de Guanabara.
Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas-como-rotas-do-trafico-de-armas-drogas-23191898 

Estudos do professor e pesquisador da UERJ, Leonardo Freire Marino, aliados às reportagens a partir de 2018, demonstram um aumento abrupto da livre circulação de entorpecentes pela Baía de Guanabara.  

Mapa do Jornal O Globo explica a rota das drogas na Baía de Guanabara.
Fonte:  https://oglobo.globo.com/rio/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas-como-rotas-do-trafico-de-armas-drogas-23191898

O Professor Marino explica que o crescimento das favelas perto da linha d’água da Baixada Fluminense são propositais para facilitar o livre acesso ao espelho d’água da Baía de Guanabara. Com isso, cria-se na região um porto ilegal de drogas. O jornal O Globo nomeou a Baía de Guanabara como a “rota do crime”. 

Explicação do mapa da rota usada pelo crime na Baía de Guanabara.
Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas-como-rotas-do-trafico-de-armas-drogas-23191898

As atividades pesqueiras são as que mais sofrem. Muitos barcos de pescadores locais são sequestrados para serem usados como cargueiros de cocaína. Os pescadores da Baía de Guanabara estão cada vez mais inseguros e com medo de virar reféns em seus próprios barcos, sendo obrigados a levar e trazer entorpecentes pela Baía de Guanabara. 

Outra grave consequência do tráfico de entorpecentes nas águas do Rio de Janeiro é o derramamento de resíduos na água. Recentemente pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) coletaram amostras do fígado de 13 tubarões da espécie Rhizoprionodon lalanddii. As amostras continham uma quantidade significativa de cocaína. 

“Assim como o ser humano, o fígado do tubarão é um órgão de metabolização. Tudo que é ingerido é transformado pelo fígado para depois ser excretado.” 
Enrico Mendes Saggioro.

Tubarão da espécie Rhizoprionodon lalandii.
Fonte: https://portal.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u35/tubaraodentro_0.jpg

Além disso, os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz também encontram resíduos de cocaína em crustáceos e mexilhões, um perigo eminente para toda a população carioca consumidora desses animais. Ressalta-se que os estudos ainda não terminaram, pois resta ainda saber quais são os eventuais perigos causados para os seres humanos. 

Pesquisadores fazendo a coleta de tubarões no litoral do Rio de Janeiro.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g937w0mv4o.amp

O tráfico de drogas na Baía de Guanabara já não é mais apenas um problema de segurança, mas também um problema econômico, turístico, sanitário e ecológico. A Marinha do Brasil vem fazendo apreensões constantes na Baía de Guanabara e o sucesso desse trabalho árduo depende da contribuição de todos os órgãos públicos. O prejuízo da imagem do Rio de Janeiro está ficando incontrolável. Somente com a união do governo, sociedade civil e universidades é que será possível realizar uma gradual descontaminação da Baía de Guanabara. 

A garantia de domínio do espelho d’água marinho não depende apenas da delimitação geográfica da área molhada. Recursos humanos qualificados, novas tecnologias e equipamentos, fiscalização e monitoramento, vontade política, investimentos, segurança ostensiva são alguns dos inúmeros atributos necessários para garantir a soberania no território marinho do Brasil. 

Escrito por: Thais F. Posse 

LEONARDO, Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. UERJ. Rio de Janeiro, Brasil. FREIRE, Marino. Ano de 1999. 

CONTAMINAÇÃO POR COCAÍNA. FIOCRUZ pesquisa. https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/07/pesquisa-inedita-da-fiocruz-detecta-contaminacao-por-cocaina-em-tubaroes Acesso em 05 de agosto de 2024. 

APREENÇÃO DE DROGAS. Marinha do Brasil. Fonte: https://www.marinha.mil.br/comffe/content/marinha-do-brasil-contribui-para-apreens%C3%A3o-de-mais-de-uma-tonelada-de-drogas-pela-opera%C3%A7%C3%A3o Acesso em 10 de agosto de 2024. 

Rota de destruição de drogas. Baía de Guanabara. Fonte: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-no-ar/videos/traficantes-usam-baia-de-guanabara-como-rota-de-distribuicao-de-drogas-16102015/ Acesso em 10 de agosto de 2024. 

ROTA. Ultimas noticias UOL. Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/07/30/transporte-de-armas-drogas-e-rota-de-fuga-como-o-crime-opera-na-baia-de-guanabara.htm Acesso em 15 de agosto de 2024. 

TUBARÕES. Pesquisadores Brasileiros acham cocaína. https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g937w0mv4o.amp Acesso em 15 de agosto de 2024. 

ROTAS. Baía de Guanabara. Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas-como-rotas-do-trafico-de-armas-drogas-23191898Acesso em 15 de agosto de 2024. 

Baía de Guanabara. Ilhas usadas. Fonte: https://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/2018/11/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas.html?m=1Acesso em 15 de agosto de 2024. 

Baía de Guanabara. Transporte de drogas. Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/07/30/transporte-de-armas-drogas-e-rota-de-fuga-como-o-crime-opera-na-baia-de-guanabara.htm Acesso em 15 de agosto de 2024. 

Mar brasileiro. Aumenta o trafico. Fonte: https://marsemfim.com.br/aumenta-o-trafico-de-drogas-no-mar-brasileiro/amp/Acesso em 15 de agosto de 2024. 

Usadas ilhas. Baia de Guanabara. Fonte: http://www.segurancaportuariaemfoco.com.br/2018/11/ilhas-da-baia-de-guanabara-sao-usadas.htmlAcesso em 15 de agosto de 2024. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *