Oceanografia e Sustentabilidade: e daí?!

Square

Sustentabilidade para muitos pode parecer um assunto abstrato, mal interpretado ou até aquela falsa ideia de marketing. Afinal de contas, o que é sustentabilidade? O que ela pode acrescentar em minha vida? A Oceanografia está aqui para responder isso.

e dai

A Terra é coberta em 71% de oceanos. Do ponto de vista econômico, dos oceanos dependem a pesca, a extração de minerais, o transporte, o turismo, etc. Do ponto de vista político, os oceanos atuam como fronteiras entre os continentes. Além disso, são responsáveis pela manutenção do planeta, regulação da temperatura, produção de oxigênio, caracterização dos climas, manutenção da vida e ainda serve de abrigo para 80% das espécies no mundo.

Connect02
Os oceanos são responsáveis por conectar toda a vida no planeta Fonte: MondiConnect

E você? Gosta de aproveitar sua vida? Gosta de ter o conforto de chegar em casa e ter energia elétrica, trabalhar na sua empresa, viajar, de comer bem, fazer compras? Gosta de cuidar da sua saúde, de ter segurança, tudo isso planejado com desenvolvimento e inteligência? Mas para que possamos ter tudo isso, precisamos de sustentabilidade. Muitos dos recursos dos oceanos não são renováveis e essa superexploração pode causar grandes prejuízos no equilíbrio do planeta. É preciso ser harmônico e correto, unindo de forma inteligente desenvolvimento e meio ambiente, uma vez que precisamos desse equilíbrio para sobreviver.

laguna-lodge-hoteis
O Laguna Lodge é um hotel famoso em Tortuguero, Guatemala, por ser praticamente auto-suficiente em termos de energia, água e comida, que foi todo construído com materiais naturais. Práticas sustentáveis para conservar a água, como coleta durante o período de chuva, chuveiros e descargas de baixo fluxo, entre outros; além do aquecimento das piscinas ser feito através do aquecimento solar. Fonte: Viajali

Tudo está direta ou indiretamente ligado aos oceanos. A Oceanografia é uma ciência que abrange e relaciona as principais áreas de Ciências da Terra: geologia, física, química, biologia e meteorologia. Além disso, tem um viés que concilia essas áreas com a ciência social. A ciência da Oceanografia atua como um instrumento para solucionar as novas ameaças ambientais que têm se mostrado cada vez mais frequentes e intensas. A população mundial está cada vez mais vulnerável aos problemas ambientais, principalmente aqueles decorrentes das mudanças climáticas e poluição. A Oceanografia torna-se cada vez mais presente nas soluções para o desenvolvimento do país e atendimento às demandas por recursos naturais pela sociedade.

20161202_navegando
Navio Prof. W. Besnard, nomeado em homenagem ao fundador do instituto oceanográfico da USP, foi o primeiro navio oceanográfico civil brasileiro. Fonte: USP

O Brasil depende muito dos oceanos para realizar o transporte dos produtos exportados, o turismo ambiental, a demanda do petróleo e gás, a alimentação da população costeira, além da digestão da matéria orgânica lançada pelas grandes cidades costeiras.

ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Essas decisões determinarão o curso global de ação para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Fonte: ONU

A exploração racional dos oceanos está diretamente ligada com o limite do uso sem que a natureza perca a sua identidade e qualidade ambiental. Este limite preconiza que a capacidade de continuar oferecendo estes mesmos serviços ambientais almejados pelo ser humano, depende da manutenção dos sistemas de ciclagem naturais.  Portanto, antes do direito de continuar servindo-se dos recursos naturais, vem o dever de saber mantê-los.

naom_58b0a728c30ac

Por Gabriela Brandão Barros Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *