Após 6 anos de projeto, o Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos foi apresentado ao Rio de Janeiro e a equipe do Olhar Oceanográfico foi convidada para representar os alunos e alunas da Oceanografia UERJ no evento de apresentação que aconteceu no dia 28 de Janeiro na Marina da Glória.
A homenagem ao Prof. Luiz Carlos é uma forma de agradecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da Oceanografia e das gerações de oceanógrafos da UERJ e das outras universidades do Brasil. Prof. Luiz Carlos é oficial da Marinha do Brasil na reserva e foi secretário adjunto na Comissão Internacional de Recursos do Mar (CIRM).
Algumas instituições apoiaram financeiramente o projeto como a UERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Secti).
Durante o evento, muito se falou sobre a responsabilidade social que o navio pode oferecer através da pesquisa e do ensino. Incentivar o monitoramento dos ecossistemas costeiros fluminenses, treinamento e formação de estudantes, reconhecimento do potencial de recursos renováveis do mar, desenvolvimento de tecnologias para adequação marinha da indústria petroquímica, gestão dos recursos turísticos do litoral fluminense são algumas das missões futuras do navio oceanográfico. As primeiras atividades estão previstas para acontecer já no primeiro semestre de 2020.
A embarcação possui 30,5 m de comprimento, 7,8 m de largura, capacidade para 30 tripulantes e autonomia para permanecer no mar por até 15 dias. O navio oferece estrutura para atividades de pesquisa no mar como laboratórios seco e úmido, paiol de amostras, camarotes para a tripulação, dentre outros atributos.
O evento também reservou um momento para recordar os momentos difíceis que a educação no Rio de Janeiro passou nos anos 2016/2017. Neste período, durante a grande greve que a UERJ enfrentou, a realização deste projeto estava mergulhado em incertezas, mas depois de muita luta e resistência, a UERJ se reergueu e o projeto seguiu em desenvolvimento.
O Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos atracou no Rio de Janeiro faltando exato um ano para a década dos Oceanos e da Oceanografia. Materializa-se um sentimento de esperança na educação, no incentivo às pesquisas e principalmente na importância do protagonismo da oceanografia para o estado do Rio de Janeiro. Este navio, que já é orgulho da Faculdade de Oceanografia da UERJ, será palco de produção muito conhecimento e aprendizado. Que as próximas gerações de alunos da oceanografia possam usufruir deste grande laboratório flutuante!
Escrito por Roberta Bonturi
Revisado por David Zee
Parabéns ao grupo! Avante sempre!
Belo trabalho!
Belo trabalho
Parabéns! Belíssimo trabalho!
Parabéns!!!! Bela iniciativa, desejo sucesso a toda equipe!
Muito Legal o navio. Irá dar uma grande contribuição para o estudo do meio ambiente.
Parabéns aos professores e alunos pelo belíssimo trabalho, onde pesquisas, experiências e conhecimentos serão proporcionados.
Brasil!! Gigante dos Mares….
Parabéns para toda a equipe de Oceanografia da UERJ!
Muito importante para o nosso país e principalmente para o nosso Estado ter um navio escola como esse. Mais um incentivo aos que buscam o conhecimento.
Pesquisas em educação sempre permitem aprendizagens significativas.
Parabéns Roberta pelo texto!!!