Transição Energética e a Energia do Mar 

Square

A transição energética é o processo de mudança do uso de combustíveis fósseis para outras fontes de energia mais sustentáveis. O objetivo de diminuir a dependência de fontes de energias fósseis, através da promoção de fontes de energia limpa e renovável é também para mitigar os crescentes impactos das mudanças climáticas na humanidade. Esta transição tem vários benefícios, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a diminuição da poluição, a preservação ambiental e a produção de energia limpa. Atualmente, a transição energética é um tema de alta relevância, oferecendo benefícios a longo prazo em termos de sustentabilidade, saúde, economia e segurança. A transição energética busca reformular a maneira como produzimos e consumimos energia. À medida que os combustíveis fósseis se esgotam e poluem, é fundamental atender às crescentes necessidades energéticas globais, a partir do desenvolvimento de novas fontes de energia. A transição energética para uma economia de baixo carbono acontece de forma gradativa e a longo prazo.  

Existem várias alternativas de produção de energia renovável, cada uma com diferentes níveis de viabilidade e de impactos ambientais. Podemos mencionar a energia solar, a eólica, a biomassa, a hídrica e a oceânica. A energia do mar é de grande relevância, tendo em vista que os oceanos cobrem grande parte da superfície terrestre, oferecendo um enorme potencial energético. Dentre as várias formas de energia marinha, destaca-se a energia das marés, que pode ser capturada através das correntes de maré, e a energia das ondas, gerada por fenômenos de pressão e fricção do vento sobre a água dos oceanos. Esses sistemas contribuem para a redução das emissões de carbono, bem como diminuem a dependência de combustíveis fósseis.  

A transição energética e a energia do mar podem influenciar positivamente a economia, criar empregos locais e promover o desenvolvimento sustentável de comunidades costeiras. Além de ser uma necessidade ambiental, esse processo é uma oportunidade de gerar um futuro sustentável e seguro para a humanidade. 

O Brasil pelo extenso litoral que possui está avançando nessa direção através da instalação de usinas eólicas no nordeste e no sul, além de usinas solares no norte, nordeste e sudeste brasileiro. O país por estar localizado na região tropical possui um enorme potencial eólico e solar pela própria natureza. Nos últimos 15 anos o Brasil conseguiu incorporar mais de 10% de energia eólica na sua matriz energética produzida. Além disso, estamos nos preparando para incorporar os Corredores Verdes de Navegação definidos na COP26 com os portos do Açu (RJ) e de Pecém (CE). Esses terminais estão se preparando para a instalação de polos para produção do Hidrogênio Verde. Através da abundância de energia eólica e do etanol pretende-se “engarrafar” essa energia na produção do Hidrogênio Verde e exportar pelas rotas verdes de navegação para a Europa e EUA. Nesse sentido, percebe-se a importância e o potencial do desenvolvimento da economia azul no litoral brasileiro. 

Corredores Verdes de Navegação COP26. Fonte: https://cdn-pen.nuneshost.com/images/210503-navio.jpg

A energia do mar desempenha um papel crucial na transição energética para uma matriz energética mais sustentável. Embora enfrente desafios, seu potencial é vasto, oferecendo benefícios ambientais significativos. Pesquisas e inovações precisam ser desenvolvidas para superar os desafios técnicos e de viabilidade econômica da energia do mar, com o objetivo de torná-la uma fonte cada vez mais acessível e sustentável como forma de energia limpa. Com a pesquisa contínua e o desenvolvimento de tecnologias, a energia do mar pode se tornar uma parte fundamental do futuro energético sustentável, reduzindo as emissões de carbono e mitigando os impactos das mudanças climáticas. Para tanto a formação de recursos humanos é outro elo importante para viabilizar essa cadeia produtiva do mar. Exatamente como preconiza uma das metas estabelecidas para a Década dos Oceanos da ONU: Prioridade para o desenvolvimento das Ciências do Mar visando descobrir um oceano de oportunidades que ainda desconhecemos. 

Escrito por: Larissa Santana Sarmento 

Referências:  

Negrão, Ana Beatriz Gomes Rodrigues, et al. “VIABILIDADE de IMPLEMENTAÇÃO DA ENERGIA MAREMOTRIZ EM PLATAFORMAS PETROLÍFERAS OFFSHORE NA BACIA DO FOZ DO AMAZONAS.” Fuentes, El Reventón Energético, vol. 21, no. 2, 1 July 2023, pp. 7–15, revistas.uis.edu.co/index.php/revistafuentes/article/download/14561/13127?inline=1, https://doi.org/10.18273/revfue.v21n2-2023001. Accessed 3 Oct. 2023. 

Martins, Mauro Daniel Simões São Bento. “Sistemas de Aproveitamento Da Energia Do Mar.” Ria.ua.pt, 2009, ria.ua.pt/handle/10773/2397. Accessed 3 Oct. 2023. 

Lima, José Antonio Moreira. “A Energia Que Vem Do Mar: A Herança Energética Do Mar Brasileiro.” Ciência E Cultura, vol. 62, no. 3, 2010, pp. 25–28, cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000300011. Accessed 3 Oct. 2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *