A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o período entre 2021 e 2030 deve ser destinado à Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas, além de ser também a Década dos Oceanos. O objetivo é intensificar as ações de restauração de ecossistemas que estejam degradados ou destruídos para combater a crise climática e melhorar a segurança alimentar, o fornecimento de água e a biodiversidade.
A restauração de ecossistemas é necessária tendo em vista as crescentes ações de desmatamento, queimadas e poluição de ambientes aquáticos, práticas cada vez mais frequentes em diversos locais. As florestas de mangue, por exemplo, desempenham funções de grande relevância para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade de recursos naturais, além de fornecer serviços ecossistêmicos essenciais para os demais seres vivos. Além disso, são considerados berçários da vida marinha, o que torna sua conservação ainda mais necessária para a proteção dos oceanos. Além disso, estuários e baías são ambientes fundamentais para a manutenção da fauna marinha e para o equilíbrio ambiental, afetando diretamente os ambientes oceânicos.
Os ecossistemas marinhos, foco do nosso projeto, também sofre diversos tipos de impactos que geram a sua degradação, necessitando de ações que promovam a restauração de áreas impactadas, por exemplo, pela pesca exacerbada, poluição por derramamento de óleo e outros poluentes, despejo de lixo e resíduos sólidos, entre outras ações.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a maior ameaça aos oceanos é a poluição por plásticos. Esses produtos se degradam pelo ambiente até formarem microplásticos, incorporando-se em praticamente todos os tipos de ambientes, gerando grandes impactos à biodiversidade e, consequentemente, aos processos ecológicos marinhos, necessários à manutenção desses ambientes.
A restauração de ecossistemas marinhos é uma necessidade urgente para o equilíbrio ambiental, e nós podemos contribuir de diversas formas para proteger os ambientes naturais, colaborando com as ações previstas para esta década. Entre as ações que podemos fazer estão:
- Proteção às praias, evitando o descarte de plásticos;
- Proteção de estuários e baías, evitando o despejo de lixo, visto que esses produtos podem ser levados até os oceanos;
- Compartilhando informações que promovam a conscientização ambiental de outras pessoas. Uma ótima ideia é compartilhar os nossos posts, buscamos trazer informações que gerem mudança de hábitos em prol da conservação dos oceanos;
- Adote práticas sustentáveis, evitando a utilização de utensílios plásticos descartáveis e adotando o uso de produtos fabricados à base de materiais de longa duração, como o metal. Assim você contribui para a redução de plásticos no ambiente;
- Além disso, você também contribui defendendo a fauna, pois os seres vivos desempenham papéis ecológicos de grande importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
Escrito por: Jessika Gabriel de Albuquerque
Referências
United Nations Environment Programme. ONU Declara Década Sobre Restauração de Ecossistemas para Inspirar Decisões Ousadas em Assembleia Ambiental. 2019. Disponível em: ONU declara Década sobre Restauração de Ecossistemas para inspirar decisões ousadas em assembleia ambiental (unep.org). Acesso em: 09 de jul. 2021.
A Nossa Vida. 50 Formas Simples de Ajudar o Planeta. Disponível em: 50 formas simples de ajudar o planeta | A Nossa Vida. Acesso em: 09 de jul. 2021.