O Maior Oceano do Planeta

Square

Os mares e oceanos ocupam mais de 70% da área do planeta Terra, e com uma área de aproximadamente 179 milhões de quilômetros quadrados, quase 50% do total das águas mundiais, o Oceano Pacífico é o maior oceano do nosso planeta, sendo maior do que todas as terras secas dos continentes juntas. Grande parte do continente asiático, americano e a Oceania são banhados por ele, se estendendo pelos Hemisférios Norte e Sul terrestres. 

Muitos países são banhados pelo Oceano Pacífico. Fonte: Pinterest 
 

O ponto mais profundo desse oceano é também o da Terra, esse local é a Fossa das Marianas, que se situa a leste das Ilhas Marianas e está localizada entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas. Com aproximadamente 11 mil metros, sua profundidade é bem maior do que a maior elevação do planeta, o Monte Everest. Esse lugar foi descoberto na viagem de exploração ao redor do mundo do HMS Challenger, entre os anos de 1872 e 1876. Essa viagem de pesquisa inclusive influenciou a legitimação dos estudos da ciência dos oceanos, que recebeu o nome de Oceanografia. 

A Fossa das Marianas é ponto mais profundo do oceano e da Terra. Fonte: Mar Sem Fim 
 

O Oceano Pacífico se localiza em uma área onde várias placas tectônicas (crosta terrestre) se encontram e se movimentam. Isso faz com que diversas atividades sísmicas aconteçam nesta região. É no Pacífico que o Anel de Fogo do Pacífico – ou Círculo de Fogo – pode ser encontrado. Esse lugar é uma sucessão de vulcões que se expandem ao redor deste oceano e frequentemente entram em erupções violentas. Essas características fizeram com que essa localidade fosse palco de um filme de ficção científica de mesmo nome, dirigido por Guillhermo del Toro, em 2013. Países nesta região sofrem constantemente com abalos sísmicos, um dos mais afetados é o Japão, onde ocorrem 20% dos tremores de magnitude superior ou igual a 6 do planeta.  

Anel de Fogo do Pacífico. Fonte: Observatório Histórico Geográfico 
 

Com proporções tão gigantescas é natural que esse oceano possua muitas ilhas e mares, onde algumas delas são bem conhecidas. A mais famosa é provavelmente o arquipélago do Havaí, pertencente aos Estados Unidos da América. Esse lugar possui diversas ilhas bem populares entre os turistas do mundo todo. Além de ser uma grande potência do surfe, esse paraíso vulcânico é muito rico culturalmente, já que, assim como em outras ilhas do Oceano Pacífico, a população manteve muitas tradições nativas. 

O Havaí é um dos locais mais famosos do Pacífico. Fonte: Costa Cruzeiros 
 

Essa porção gigante de água é o lar de uma enorme variedade de seres vivos. Lá encontra-se a Grande Barreira de Corais, que está localizada no setor nordeste australiano e representa o maior organismo vivo do mundo.  

Grande Barreira de Corais, na Austrália. Fonte: Flickr 
 

Também se pode achar no Pacífico animais bem diferentes daqueles que estamos acostumados a ver. Vivendo nas profundezas desse oceano, o Pseudoliparis swirei – popularmente conhecido como peixe-caracol Marianas – foi descoberto em 2014 na fossa de mesmo nome, esse animal é tão transparente que é possível enxergar o seu fígado.  

Peixe-caracol Marianas foi descoberto em 2014, no ponto mais profundo do Oceano Pacífico. Fonte: Mackenzie Gerringer, Universidade de Washington 
 

Com toda essa rica biodiversidade, é natural que ao longo da história do planeta diversos povos também tenham ocupado as regiões costeiras banhadas por esse oceano. Muitas dessas ocupações ocorreram utilizando o próprio oceano, como é o caso dos povos polinésios, que com seu conhecimento de navegação, povoaram a Oceania e milhares das ilhas dispersas em mar aberto no Oceano Pacífico. Em um período mais recente da história, os europeus encontraram esse território marinho e o utilizaram como rota nos períodos das grandes navegações e explorações, seu nome inclusive foi dado pelo emérito explorador Fernão de Magalhães. 

Guiados pelas estrelas, os povos polinésios ocuparam milhares de ilhas do Pacífico. Fonte: Madeira & Água 
 

Os recursos naturais abundantes encontrados no Oceano Pacífico e o seu potencial de transporte promoveu o rico comércio de mercadorias entre os países que suas águas banhavam. Tal característica fez com que o mesmo tivesse uma grande importância não somente na economia mundial, mas também em diversas áreas que são essências para a sociedade, como na alimentação e na saúde. Contudo, a exploração descontrolada desses recursos e a falta de cuidados ambientais estão gerando problemas presentes também em outros lugares do mundo, como a redução drástica do número de certas espécies de animais marinhos e com a poluição desse ambiente, por conta do lançamento indiscriminado de diversos resíduos. 

Ilha de Plástico no Oceano Pacífico. Fonte: Ciência em Ação 
 

Escrito por: Sabrina Vaz 

Referências 

Garrison, Tom. Fundamentos de Oceanografia. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 

https://escola.britannica.com.br/artigo/oceano-Pac%C3%ADfico/482138

https://planetario.ufsc.br/dados-sobre-o-planeta/#:~:text=%C2%B7%20Di%C3%A2metro%20equatorial%3A%2012.756%2C28%20km.&text=O%20Big%20bang%20teria%20ocorrido,4%2C5%20bilh%C3%B5es%20de%20anos.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/03/110311_entenda_circulo_fogo_rp

https://www.bbc.com/portuguese/geral-54719934

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2018/03/conheca-o-peixe-bizarro-que-vive-mais-proximo-do-fundo-do-oceano.html

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/mais-que-aloha/

Comment

One Reply to “O Maior Oceano do Planeta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *