Por que as águas de Arraial do Cabo são tão frias?

Square

Arraial do Cabo é um conhecido ponto turístico na Região dos Lagos, na Costa do Sol, no estado do Rio de Janeiro. Essa região costeira é banhada pelo Oceano Atlântico. Lá se encontram diversas praias bastante conhecidas, como a praia do Pontal do Atalaia e a praia do Forno.

Praia do Pontal do Atalaia
Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/arraial-do-cabo-190-c.html

Esse local que é considerado o Caribe brasileiro também é conhecido por suas águas bastante geladas no período entre primavera e verão, apresentando as menores temperaturas em setembro, podendo chegar a 20,3°C. Isso é causado por diversos fatores físicos, além de variações e tendências do clima. Alguns dos fatores que influenciam essa condição da água são, a geomorfologia íngreme da plataforma continental, além da direção, intensidade e duração dos ventos nesta região, que são predominantemente de Nordeste. Tais fatores provocam a ressurgência das águas frias e profundas do Atlântico.

Fonte: https://pt.seatemperature.net/current/brazil/arraial-do-cabo-rio-de-janeiro-brazil

O fenômeno de ressurgência, também chamado de afloramento, é algo raro  mas ocorre nos oceanos quando as águas mais frias de profundidade sobem para as camadas superficiais do mar. Essas águas profundas são ricas em nutrientes por conta da falta da atividade fotossintética, já que não há incidência de luz abaixo de 100 metros de profundidade. Devido a esse fenômeno a camada superficial recebe esses nutrientes e também as águas com temperaturas inferiores.

Fonte: https://nerdprofessor.com.br/o-fenomeno-da-ressurgencia/

Esse evento está associado principalmente com a incidência de ventos sobre a superfície dos oceanos, que junto com o efeito de Coriolis, resultado do movimento de rotação da Terra, provocam o deslocamento da água de superfície para alto mar permitindo a subida das águas profundas. Esse conjunto de movimentos é chamado de transporte de Ekman.

A ressurgência nesta região não acontece o ano inteiro. A incidência dos ventos por ser sazonal o mesmo acontece com o fenômeno da ressurgência. A direção dos ventos que originam a ressurgência e consequentemente influenciam na temperatura da água são de Nordeste.

As águas frias que afloram do fundo do mar em Arraial do Cabo foram formadas na Antártica e viajaram por muitos anos pelas camadas profundas do Oceano Atlântico já que a mesma possui profundidades médias da ordem de 3.500 metros. Ao viajar em grandes profundidades e sem a presença da luz, as águas preservam praticamente muitas das suas propriedades físico-químicas do local da sua formação.

Fonte: https://www.bioicos.org.br/post/zonas-de-ressurgencias-nos-oceanos

Apesar da temperatura da água não ser tão atrativa num primeiro momento, os eventos que a tornam assim fazem também com que esse local seja rico em nutrientes. Isso atrai diversas criaturas marinhas para Arraial do Cabo tornando o local perfeito para atividades de mergulho e para pesca. A transparência das águas e a sua coloração azul turquesa formam com os afloramentos cristalinos ao longo do litoral de Arraial do Cabo um cenário paisagístico de rara beleza e encantamento.

Fonte: https://www.hoteis.com/go/brasil/br-melhores-pontos-de-mergulho-perto-de-arraial-do-cabo

Tais predicados naturais propiciam um turismo ambiental muito concorrido bem como o interesse pela pesquisa oceanográfica. Em Arraial do Cabo encontra-se o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira da Marinha do Brasil. O Instituto foi criado em 1984 e remonta ao Projeto Cabo Frio, idealizado por um dos mais importantes precursores da oceanografia no Brasil, o Almirante Paulo Moreira da Silva.

Fonte: http://wikimapia.org/16281069/pt/Instituto-de-Estudos-do-Mar-Almirante-Paulo-Moreira

Escrito por Sabrina Vaz

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/300

https://pt.seatemperature.net/current/brazil/arraial-do-cabo-rio-de-janeiro-brazil

https://www.bioicos.org.br/post/zonas-de-ressurgencias-nos-oceanos

ESTUDO PRELIMINAR DA CLIMATOLOGIA DA RESSURGÊNCIA NA REGIÃO DEARRAIAL DO CABO, RJ. Silo.Tips, Arraial do Cabo, 2016. Disponível em: https://silo.tips/download/estudo-preliminar-da-climatologia-da-ressurgencia-na-regiao-de-arraial-do-cabo-r. Acesso em: 18 fev. 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *