Os serviços ecossistêmicos (SE) são todos os benefícios que obtemos através dos oceanos, que beneficia a nós e ao planeta. Os SE nos provam o quanto os oceanos são importantes para manutenção da vida no planeta e como a saúde dos oceanos nos afetam. Podem ser classificados em 4 grupos principais que são os serviços de suporte, culturais, provisão ou bens produzidos e de regulação. Que tal conhecermos um pouco mais sobre cada grande grupo?
Serviços de Suporte
Podemos começar com os serviços de suporte, que são aqueles que possibilitam a existência de todos os outros tipos de serviços, pois são processos que promovem a sustentação e a funcionalidade dos ecossistemas marinhos. Dentre eles podemos encontrar a dinâmica da cadeia trófica, habitat, resiliência e biodiversidade biológica, diversidade genética e processos evolutivos.
Mas o que eles fazem na prática? A ciclagem de nutrientes é um bom exemplo, que permite com que o todo o ambiente se beneficie com a absorção dos nutrientes minerais. Podem ser organismos formadores de habitat também, que são responsáveis por criar ecossistemas produtivos. E por último o solo, que fornece um bem estar humano, como a produção de alimentos, por exemplo.
Serviços de Provisão ou Bens Produzidos
Aqui podemos encontrar os serviços pesqueiros ou provisão de alimentos; extração de recursos minerais, como o petróleo; recursos energéticos, como a produção de energias renováveis e não renováveis e por último recursos genéticos provenientes do mar que são qualquer tipo de material extraído da fauna e flora marinha que podem ser usados para fins medicinais ou não medicinais.
Os serviços de provisão ou bens produzidos estão diretamente relacionados com a produtividade dos oceanos. Você consegue imaginar o quanto este grupo de serviços são importantes para a sociedade? Principalmente no Brasil, que é um país em desenvolvimento, os recursos pesqueiros são muito importantes para economia local e informal, pois provêm alimentos para pescadores e toda uma comunidade subsistente que vive exclusivamente deste produto.
Serviços de Regulação
Os recursos de regulação são responsáveis, principalmente, pela manutenção da vida. Se dispõe a regular processos físicos, químicos e biológicos do ambiente marinho, podendo haver uma extensão para a atmosfera e ambientes costeiros. Alguns desses serviços são a purificação do ar, ajuste do clima, prevenção ou atenuação de desastres ambientais, proteção da linha costeira, controle biológico e proteção da fauna.
Serviços Culturais
E por último, mas não menos importante, os serviços culturais são os benefícios não materiais que a sociedade obtém dos ecossistemas. Os obtemos através de desenvolvimento cognitivo, reflexão, recreação, experiências estéticas e também é utilizado em algumas religiões. Este serviço é totalmente dependente de todos os outros serviços mencionados anteriormente, pois pode ser considerado uma combinação de todos os outros serviços ecossistêmicos. O maior representante desse grupo é o turismo ecológico, que promove renda para a comunidade local, além de beneficiar os turistas com uma educação ambiental e sem agredir o meio ambiente.
Muitas das vezes os serviços ecossistêmicos passam despercebidos no nosso cotidiano, né? São muito importantes para a manutenção da vida nos oceanos e da sociedade como um todo. Os oceanos provêm suporte para os ecossistemas marinhos, são geradores de renda através de ecoturismo, alimento, artesanato e minerais, são responsáveis por gerar energia e são reguladores e formadores de habitat. E mesmo tendo diversas utilidades ambientais e públicas, os oceanos são, muitas das vezes, negligenciados e sofrem com falta de medidas públicas eficientes e que protejam de fato esses ambientes. Por isso, sua preservação é de extrema importância para a funcionalidade desses ecossistemas.
O Brasil depende desses recursos e serviços naturais, oferecidos pelo mar, para se desenvolver e crescer no futuro.
Escrito por: Dandara Nunes Rangel Teixeira Andrade
Bibliografia
Barbier, E. B. Marine ecosystem services, 2017. Current Biology, 2017, 27 (11), pp. R507-R510. Doi: https://doi.org/10.1016/j.cub.2017.03.020.
Hattam, Caroline; Atkins, Jonathan P.; Beaumont, Nicola; Borger, Tobias; Bohnke-Henrichs, Anne; Burdon, Daryl; Groot, Rudolf de; Hoefnagel, Ellen; Nunes, Paulo A. L. D.; Piwowarczyk; Sastre, Sergio; Austen, Melanie C. Marine ecosystem services: Linking indicators to their classification, Elsevier, vol. 49, 2015, pg.61-75. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2014.09.026.
Costanza, Robert; Groot, Rudolf; Sutton, Paul; Ploeg, Sander van der; Anderson, Sharolyn J.; Kubiszewski, Ida; Ferber, Stephen. Turner, R. Kerry. Changes in the
global value of ecosystem services, Elsevier, vol. 26, 2014, pg 152-158. Doi: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2014.04.002.
Liquete, C., Piroddi, C., Drakou, E. G., Gurney, L., Katsanevakis, S., Charef, A., & Egoh, B. (2013). Current Status and Future Prospects for the Assessment of Marine and Coastal Ecosystem Services: A Systematic Review. PLoS ONE, 8(7), e67737. doi: 10.1371/journal.pone.0067737