Você sabe o que é Balneabilidade?

Square

É comum ouvir falar em balneabilidade de praia, seja em boletins, reportagens na TV, na Internet ou no rádio. Mas qual o significado desta palavra? O que se quer dizer com análise de balneabilidade de praia?

A balneabilidade é a capacidade de dimensionar a qualidade da água de um local destinado a esportes e recreação, como praias, lagoas e rios. Ela está diretamente ligada a fatores como coleta de lixo, aumento do número de pessoas no local, chuvas e mudanças de maré.

bal1
Figura 1: Praia Vermelha, na Urca, com grande número de banhistas. Fonte: Helcio Conde.

O principal parâmetro para medir a balneabilidade de um local é a quantidade de coliformes fecais (atualmente denominados coliformes termotolerantes) encontrados na água. Os coliformes termotolerantes são bactérias encontradas no intestino de aves e mamíferos, como nós humanos, indicando contaminação da água por esgoto. Essas medições são realizadas de acordo com a Resolução CONAMA 274 de 29 de novembro de 2000. São recolhidas amostras de 100 mL de água que são classificadas como ‘excelente’, ‘muito boa’, ‘satisfatória’ e ‘imprópria’. Se 80% de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, ou seja, 4 em cada 5, estiverem dentro dos padrões de balneabilidade a praia é classificada como própria para o banho, sendo classificada nas categorias excelente, muito boa e satisfatória. Se mais de 20% desse conjunto de amostras, ou seja, mais de 1 em cada 5, estiverem fora dos padrões de balneabilidade a praia é classificada como imprópria para banho. A tabela 1 resume essa classificação.

Tabela 1: Classificação das condições de balneabilidade com base nos limites de coliformes termotolerantes em NMP/100mL (Número Mais Provável/100mL) estabelecidos na resolução CONAMA nº 274/2000.

bal2

praia
Figura 2: Praia de São Luís do Maranhão interditada para banho. Fonte: Domingos Costa.

O monitoramento das praias no estado do Rio de Janeiro é realizado pelo INEA, que disponibiliza os resultados através de boletins divulgados em seu próprio site e pela imprensa. No momento, são monitoradas 201 praias com 290 estações de amostragem. A amostragem é feita duas vezes por semana nas praias da cidade do Rio de Janeiro, semanalmente nas praias de Niterói e Paquetá e quinzenal ou mensalmente no restante do estado. É importante salientar que quanto maior a frequência das amostragens mais confiável é o monitoramento, pois as condições de balneabilidade podem mudar rapidamente, por exemplo, quando ocorrem chuvas na região. Assim, um dado de uma semana não pode ser considerado para a outra, quanto mais para quinze dias ou um mês depois. No site você encontra a divisão por município e também pelas zonas desses municípios.

bal4
Figura 3: Exemplo de Boletim de Balneabilidade para as zona Sul e Oeste do município do Rio de Janeiro de 14/07/2016. Fonte: INEA.

Os coliformes fecais existentes na água podem transmitir doenças como cólera, hepatite e problemas gastrointestinais. Portanto, fiquem atentos aos avisos e boletins de balneabilidade, já que desrespeitar os avisos de águas impróprias para banho podem gerar grandes riscos à saúde. Lembrando que as areias das praias também estão sujeitas a contaminação por bactérias que causam esses mesmos problemas, e por isso, deve-se prestar atenção na sua qualidade. Em breve haverá um novo post sobre este tema, fique ligado.

Por Maria Carolina Chalegre Touceira e Gabriela Brandão Barros Lima

Comment

3 Replies to “Você sabe o que é Balneabilidade?”

  1. Moro em Monte Alto adoro a lagoa atualmente a água esta clara gostaria que a Prefeitura de Arraial tomasse providências quanto alguns esgotos na orla na parte sem calçamento que esta vazando foi ligado na tubulação que não esta concluída

  2. A lagoa na altura de novo arraial é bem limpa. Desde 2007 q tenho casa nesse bairro e frequento aquela Laguna. Águas calmas, bem salgada e morna durante todo o verão. Não vejo poluição nessa área. Excelente para crianças, porém, não se deve arriscar indo muito longe lagoa a dentro. O mais é só alegria. Adoro este lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *