O que são os estuários?

Square

Estuários são espelhos d’água costeiros influenciados pelas marés, onde ocorre a mistura entre água doce trazida pelos rios e a água salgada proveniente do mar, caracterizando um ambiente de transformação. Do ponto de vista geológico, os estuários são ambientes temporários, por serem feições relativamente protegidas do ataque do mar e estarem propensos à sedimentação contínua.

Esquema de estuário, Ilustração: Gianfrancisco Schork
Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-110-Esquema-de-sistema-estuarino-Fonte_fig4_353909798

Historicamente, os estuários têm sido regiões muito cobiçadas por conta da produtividade primária expressiva propiciando uma rica biodiversidade. A produtividade primária é devido à grande quantidade de matéria orgânica e nutrientes que chegam no ambiente estuarino e a capacidade de mistura de suas águas. Essa característica lhes confere uma importância econômica significativa, pois seus frutos servem não somente de subsistência às populações ribeirinhas, mas também como base para o aproveitamento em larga escala.

Parque Estadual Lagamar de Cananéia, SP
Fonte: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-lagamar-de-cananeia/

O ecossistema estuarino é bastante rico em muitas formas de vida. Combinando espécies de grande e pequeno porte, este ambiente costuma ser habitat de moluscos, crustáceos e muitas aves, funcionando como verdadeiros berçários para diversas espécies de animais. Alguns dos principais estuários brasileiros são a foz do rio Amazonas, do São Francisco, além da Baía de Guanabara e a da Baía de Todos os Santos (o da Lagoa dos Patos). 

Estuário da foz do Rio Amazonas.  
Fonte: https://www.copernicus.eu/en/media/images/amazon-river

Por serem ecossistemas muito cobiçados pelo homem devido aos inúmeros serviços ambientais que os estuários oferecem, a presença da ocupação humana traz também inúmeros prejuízos ambientais. A falta de entendimento da dinâmica das transformações das zonas estuarinas promove a falta de gestão ambiental desses ecossistemas redundando na sua morte gradual.  

Dentre os principais impactos e suas consequências que o homem causa nesse ambiente destacam-se o lançamento indiscriminado de efluentes domésticos, que podem causar a eutrofização e a poluição das suas águas. As construções de barragens podem ocasionar a diminuição da vazão dos rios no corpo estuarino alterando a sua salinidade. O lançamento de efluentes industriais promovem a concentração de poluentes no estuário como a contaminação por metais pesados além de substâncias tóxicas (óleos e graxas). 

O uso descontrolado de agrotóxicos e pesticidas nas plantações contaminam as águas das chuvas que são drenadas para os rios e daí para os estuários. O gradual envenenamento das águas do estuário provoca a morte e a contaminação de peixes e crustáceos na sua fase juvenil de crescimento. O consumo humano desses organismos é risco para a saúde pública tanto dos pescadores artesanais como para a população que consome esse pescado. 

Poluição na Baía de Guanabara
Fonte: https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2023/06/6657086-acao-de-limpeza-na-baia-de-guanabara-mobiliza-pescadores-e-catadores.html

A sucessão de erros cometidos pelo homem ao longo dos rios, se acumulam nas zonas costeiras onde estes desembocam. É importante salientar que esses impactos prejudicam todo o ecossistema estuarino, gerando a perda de habitats e consequentemente ocasiona a diminuição e a extinção de espécies ao longo do tempo. A degradação ambiental e a redução gradativa do valor econômico do espaço físico dessas regiões costeiras promovem a perda da qualidade de vida e o crescimento da vulnerabilidade social.  

Portanto a proteção das zonas costeiras e dos mares começa dentro da sua casa onde a consciência ambiental é um forte e importante instrumento para criar uma opinião pública esclarecida e que defenda o equilíbrio ambiental dos oceanos. 

Escrito por Izabel Avellar

Referências Bibliográficas

CARICCHIO, C. Estuários. Disponível em: <http://zonacosteira.bio.ufba.br/estuarios.html>.  

DO CARMO ZINATO, M. Que é um estuário? Educação Ambiental em Ação, v. I, n. 1, 1 jun. 2015.  

DUARTE,; VIEIRA,. Caracterização dos ambientes estuarinos : mistura em estuários. Handle.net, 2014.  

EDUARDO LINS OLIVEIRA, J. et al. Ciências do Mar: dos oceanos do mundo ao Nordeste do Brasil. [s.l.] Via Design Publicações, 2021.  

Estuário de Cananéia é um dos paraísos do boto cinza. Disponível em: <https://glo.bo/2LQfofv>. Acesso em: 24 jun. 2023.  

Hidrelétricas e esgoto são as maiores ameaças a estuários no Brasil. Disponível em: <http://glo.bo/17JoxyB>. Acesso em: 24 jun. 2023.  

MACEDO, A. Ação de limpeza na Baía de Guanabara mobiliza pescadores e catadores | Informe do Dia. Disponível em: <https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2023/06/6657086-acao-de-limpeza-na-baia-de-guanabara-mobiliza-pescadores-e-catadores.html>. Acesso em: 24 jun. 2023.  

MAGALHÃES, L. Estuário: o que é, foz e rios. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/estuario/>.  

MUNICIPAL DA INSTÂNCIA DE CANANÉIA, P.  

SOUSA, R. Rio São Francisco: onde nasce e deságua, bacia, curiosidades. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/rio-sao-francisco.htm>. Acesso em: 24 jun. 2023. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *