OCEANOGRAFIA QUÍMICA

Square

A oceanografia pode ser subdividida em grandes campos, sendo a área química um dos ramos de grande relevância para combate da poluição dos oceanos. Esse setor da oceanografia é responsável por estudar os parâmetros químicos dos oceanos, das regiões de transição e os componentes dos ciclos biogeoquímicos que exercem influência sobre sistemas aquáticos. Assim, nessa área, são pesquisadas e analisadas propriedades da água e dos compostos envolvidos nos processos químicos relacionados aos oceanos e outros ambientes aquáticos. 

A oceanografia química estuda componentes da água do mar.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/7k44nHtJhXBHtwDN49jWBKJ/?lang=pt#

Os oceanógrafos químicos podem trabalhar com experimentos laboratoriais, observações de campo e até modelos de computador para analisar e entender os fatores químicos associados ao meio marinho, principalmente.

Exemplo de laboratório dessa área oceanográfica.
Imagem: Univale. 

 São estudadas as trocas oceano-atmosfera, as funções desempenhadas pelos carbonatos (sais inorgânicos com ânion CO3-2 em sua composição) em ambientes marinhos e como o gás carbônico se insere nessas trocas, bem como outros compostos. Além disso, são investigados os nutrientes ligados à diversidade biológica marinha, a formação e a distribuição de elementos nas águas oceânicas, além das implicações dos poluentes nos sistemas marinhos.

Diversas pesquisas são realizadas em laboratórios de oceanografia química. 
Imagem: Univale

Existem muitos parâmetros, alguns associados à física que são estudados e analisados no levantamento de dados químicos, em ambientes marinhos, como os apresentados a seguir. A salinidade trata-se da quantidade de sais dissolvidos na água do mar e é um dos aspectos que estabelecem a densidade da água. A temperatura, também determinante da densidade, é um importante fator de estudo por exercer influência na velocidade de reações químicas e biológicas. Uma das consequências para elevação de temperatura em ambientes marinhos é a diminuição da solubilidade do oxigênio nas águas, prejudicando os seres que dependem do mesmo para respirar. Isso pode gerar diversos impactos negativos na diversidade biológica e consequentemente na sociedade pelo possível decréscimo de oferta de alimento, por exemplo.

 O CTD mede temperatura em altas profundidades, bem como pressão, condutividade e salinidade.
Disponível em: https://www.stssensors.com/us/ctd-conductivity-temperature-depth/

O pH (potencial hidrogeniônico), indica de quão básico, neutro ou ácido é determinado  meio e  influi na solubilidade de compostos além da disponibilidade de substâncias como nutrientes. Em relação à parte biológica marinha, a química é analisada em processos como de produção primária, em que seres vivos realizam fotossíntese, fornecendo energia para toda cadeia alimentar.

A química da fotossíntese.
Disponível em: http://www.vanialima.blog.br/2014/08/balanceamento-das-equacoes-quimicasenem.html

Ademais, uma das disciplinas que mais se destacam na oceanografia química é a poluição marinha, temática extremamente relevante por afetar negativamente os ecossistemas e a sociedade. Estima-se que, por ano, 10 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares e a quantidade de poluentes de outros tipos também é cada vez maior. Nesse cenário, os oceanógrafos químicos estudam os impactos de tais poluentes nos oceanos e como afetam a qualidade da água e a vida marinha.

O plástico é um dos poluentes mais encontrados nos oceanos.
Disponível em: https://www.fragmaq.com.br/fonte/url=https://br.depositphotos.com/42272123/stock-photo-beach-pollution.html

 Também atuam na análise da composição e origem das substâncias contaminantes  que vão desde óleos, esgotos e plásticos até resíduos de barragens, atividades agrícolas e do dia a dia, como remédios.

O derramamento de óleo também é estudado pela oceanografia química.
Disponível em: https://portalworldcruises2.com/2020/02/vazamento-de-oleo-e-seus-perigos.html

 A físico-química, geoquímica e bioquímica marinha são outros ramos muito significativos no campo da oceanografia química. Um dos mais relevantes processos estudados associa-se ao aquecimento global: o sequestro de carbono pelos oceanos. O ambiente marinho absorve grande parte do dióxido de carbono da atmosfera, aprisionado uma boa quantidade desse composto nos fundos oceânico, o que colabora para a regulação do efeito estufa e, assim, frear o aquecimento global.

Ciclo do carbono: grande parte desse composto é capturada pelos oceanos. 
Imagem: Wikimedia commons.

A oceanografia química estuda esse processo e as interações com as águas e sedimentos marinhos. O aquecimento global ocasiona a acidificação dos oceanos – que prejudica toda vida marinha –, aspecto também pesquisado por esse setor oceanográfico através da obtenção de dados de parâmetros como o pH. 

O branqueamento de corais é ocasionado pela acidificação dos oceanos. 
Imagem: The Ocean Agency/ Richard Vevers

 Em suma, na oceanografia química, são examinadas as substâncias, em geral, presentes nos oceanos e como essas interagem com fauna, flora, sedimentos marinhos e com processos como os climáticos e de circulação oceânica. Além disso, essa área é de imensa importância para toda sociedade, sendo relevante no enfrentamento da poluição marinha, em questões de oferta de recursos naturais e na análise sobre as mudanças climáticas. 

Escrito por: Laiza Motta

Revisado por: David Zee

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BBB NEWS BRASIL. Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra, 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42308171>.  Acesso em: 25 de maio de 2022

DEPARTMENT OF MARINE SCIENCES UGA. Chemical Oceanography. Disponível em: <https://www.marsci.uga.edu/research/content/chemical-oceanography#:~:text=Chemical%20oceanography%20encompasses%20the%20study,material%2C%20and%20the%20ocean%20sediments>. Acesso em: 25 de maio de 2022. 

MANZOLLI, R. P., PORTZ, L., PAIVA, M. Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático. (pp.101-123). Edição: 1 Ed. Capítulo: Oceanografia Química.  EDITORA TEXTOS. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/253355824_Estudos_Oceanograficos_do_instrumental_ao_pratico>. Acesso em: 25 de maio de 2022. 

MILLERO, F. J. Chemical Oceanography. Ed. 3. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Xt5T8LtPjBgC&oi=fnd&pg=IA3&dq=chemical+oceanography+millero&ots=agTQ0EowS4&sig=YfneH1iS2r1itp4e4X2tu8N7qAI#v=onepage&q=chemical%20oceanography%20millero&f=false>. Acesso em: 25 de maio de 2022. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *