Preservar o meio ambiente com geração de renda e emprego no Brasil

Square

Os ecossistemas costeiros naturais por serem frágeis sofrem grande risco de desequilíbrios, o que acarreta em uma diminuição ou perda do mesmo. O que levou milhares de anos para se estabelecer, pode ser perdido pelo uso indevido ou pela falta de conhecimento, que provoca extensos impactos. A interferência prejudicial causada pelo homem é perceptível, seja pela presença de plásticos encontrados livres na natureza e pelas mudanças climáticas decorrentes da emissão de gases do efeito estufa (GEE). Todas essas consequências danosas geram desequilíbrios no ecossistema o que prejudica os animais que dependem do ambiente saudável. Por outro lado, nós humanos dependemos dos recursos naturais gerados para suprir as nossas necessidades primárias de sobrevivência, o que muitos denominam de Serviços Ecossistêmicos (SE).

Dessa forma, ter o conhecimento sobre as interferências nocivas causadas pelo homem na zona costeira é de suma importância para preservar o meio ambiente. Uma das atividades econômicas do homem que ajuda na conscientização desses perigos e que promove lazer e bem-estar é o Ecoturismo. A viabilidade do ecoturismo depende da existência de sistemas naturais vivos e saudáveis. Em função dessa dependência, o ecoturismo demanda que a atividade minimize ao máximo os eventuais impactos. Assim, ao mesmo tempo que movimenta a nossa economia é uma maneira viável de preservação, pois utiliza o patrimônio natural e cultural de maneira sustentável, respeitando o ambiente e as espécies nele presentes. Além de exercitar a consciência ambiental também incentiva a preservação enquanto promove lazer, conhecimento e desenvolvimento econômico.

Ecoturismo: Lazer e Meio Ambiente.
Foto: Benjamin L. Jones

Agora, quais os principais tipos de ecoturismo em áreas costeiras?

Se você busca atividades que visam estar em contato com a natureza e mostrar a sua importância, essa é uma atividade chamada de Oficina de Educação Ambiental. Além dessa, existem outras atividades como a Observação da fauna e da flora. Esta éuma das mais populares do ecoturismo e que consiste em realizar um reconhecimento de uma determinada área em função dos animais e da vegetação que ali existem, sem interferir no local. Esse exercício é uma oportunidade perfeita para conhecer e valorizar a biodiversidade local sem provocar interferência nociva. Para isso é essencial que se tenha um guia especializado que conheça a região e as espécies que lá vivem, visando o melhor aprendizado e aproveitamento.

Outra possibilidade do ecoturismo consciente é a prática da Tirolesa. Esta, além de possibilitar um contato direto com a natureza, promove uma emoção adicional: Imagine a dose extra de adrenalina no seu organismo ao descer de tirolesa de uma falésia a beira mar contemplando a vista maravilhosa do litoral. São experiências inesquecíveis que unem a natureza na sua vida.

Outra atividade do ecoturismo muito concorrida é uma jornada de Snorkeling ou de Flutuação para explorar a vida marinha de forma segura e com uma perspectiva que vai além dos vídeos e documentários sobre a biodiversidade marinha. O importante é o desafio de planejar e realizar esse passeio contemplativo sem perturbar a biodiversidade local. É sempre recomendado que se busque um guia especializado para que forneça as instruções e equipamentos de segurança necessários para que a atividade seja realizada da forma mais proveitosa possível.

De acordo com o relatório do mercado global de ecoturismo 2023, The Business Research Company, é esperado que o ecoturismo tenha um crescimento de 13,4% até 2027. O mesmo relatório também menciona que o principal impulsionador do mercado do ecoturismo é a crescente disponibilidade de acomodações ecologicamente corretas e amigáveis. O aumento da demanda pelo ecoturismo faz com que os investimentos na área onde estão as unidades de preservação ambiental também cresçam viabilizando na prática a existência desses espaços naturais, de fato, e não apenas no papel.

Belezas naturais do mundo marinho.
 Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cw9w57ndqwno

A indústria do Ecoturismo no Brasil demanda uma maior procura por serviços e atividades de alimentação, hospedagem, passeios e consequentemente a geração de renda e de empregos, movimentando a economia do país. A visitação de parques naturais no país pode criar mais 978 mil postos de trabalho, como resultado desse impacto positivo na economia, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Semeia.

Com essa estratégia, além de geração de renda para o país, as mudanças de hábitos que podem ser adquiridas no exercício do ecoturismo são extremamente significativas para a preservação do meio ambiente. Ao demandar a proteção é possível pôr em prática o cuidado, ajudar a financiar projetos de conservação, além de adotar ações sustentáveis com a conscientização ambiental. Todas essas mudanças fazem a diferença para que haja menos poluição e desequilíbrio no ambiente, em um país que tem vocação evidente para o meio ambiente. Não foi ao acaso que duas das três Conferências Mundiais do Meio Ambiente aconteceram no Brasil. Outrossim, a própria presença da Floresta Amazônica no Brasil, se tornarem verdadeiros ícones internacionais da questão ambiental. Assim, o Ecoturismo das áreas costeiras, do qual nos beneficiamos, é uma atividade importante para se poder desenvolver a conscientização da sociedade brasileira, bem como um passo essencial para a sustentabilidade do planeta Terra.

Escrito por Erica F. Dias

Referências Bibliográficas

CNN, D. Ecoturismo: entenda o que é, impactos e onde praticar no Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/ecoturismo/>.

Queiroz*, A. L. Ecoturismo poderia gerar quase 1 milhão de empregos, aponta estudo. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/turismo/2021/07/19/interna_turismo,1288003/ecoturismo-poderia-gerar-quase-1-milhao-de-empregos-aponta-estudo.shtml>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *