Ciência x “Fake News”

Square

Atualmente é indispensável ter muito cuidado com as informações que acessamos e compartilhamos, principalmente no momento frágil que a sociedade está vivendo, após o surgimento da pandemia pelo novo coronavírus.  Entenda por que a divulgação científica pode ser eficaz no combate às “fake news”.

As “fake news” (notícias falsas) são um fenômeno que acontece em todo o planeta. Podem ser disseminadas por qualquer meio de comunicação, com o intuito de atrair a atenção para desinformar ou obter vantagem econômica ou política.

O uso das tecnologias de informação e comunicação gera a chamada sociedade em rede, com meios de divulgação interativos e de forma livre. Essa geração é marcada por aumentar as formas de compartilhamento, publicação e ordenação de conteúdo. Além da interatividade com as pessoas, ela aparece para conectar também as informações. Por isso, é muito importante possibilitar o uso mais inteligente dessa informação, e é nessa situação que entra o papel da DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.

O termo divulgação científica converge à ideia de transferência de informação com a participação da sociedade como um todo no processo, sendo classificada também como popularização da ciência. Ou seja, é a comunicação entre ciência e sociedade.

Atualmente, as redes sociais estão assumindo grande importância na difusão de informação, muitas vezes auxiliando a disseminação para um amplo público leitor. Cada vez mais pesquisadores de diversas áreas têm se interessado na utilização das redes sociais para a divulgação científica.  

 Porém, com esse excesso de informação, é muito importante o leitor filtrar o que será lido e compartilhado, para não ser pego pelas “fake news”. Para isso, deve-se ter um censo crítico para combater esse problema e a divulgação científica é uma grande aliada.

A divulgação científica tem uma função significativa na obtenção de conhecimento da população sobre ciência e mostra o quanto ela está presente na sociedade. Uma ideia ou informação, por mais pertinente que seja, será reconhecida apenas se estiver devidamente comprovada e publicada em algum meio de fácil acesso.

Portanto, ao buscar uma informação, fique atento no que está lendo e compartilhando. É importante sempre se atentar à fonte de informações. Por isso, uma boa alternativa para não cair nas “fake news” e se manter informado é procurar por sites e canais de universidades, ministérios e governos estaduais e outras sociedades científicas reconhecidas. 

Vídeo da BBC faz uma brincadeira no dia 1º de Abril – Dia da Mentira
” Voltamos ao dia que a BBC descobriu uma nova colônia de pinguins voadores
– Essa recente colônia descoberta de pinguins é diferente de qualquer outra.
– Eles não precisam se amontoar juntos todo inverno para se protegerem do frio intenso, porque esses pequenos amigos podem fazer algo que outros pinguins não podem. Isso não é incrível?
-E como eles usam essa habilidade íncrível? Bem, eles voam milhares de milhas para florestas tropicais da América do Sul, onde eles passam o inverno se aquecendo no sol tropical.
FELIZ DIA DA MENTIRA!”

Assim como a BBC, nós do Olhar Oceanográfico, gostaríamos de alertar a todos com o cuidado das “fakes news” e importância da divulgação científica. Você também pode fazer a sua parte!

Referências Bibliográficas:

BRANCO, Sérgio. Fake news e os caminhos para fora da bolha. 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/bitstream/handle/bdtse/4758/2017_branco_fake_news%20_caminhos.pdf. Acesso em 30/03/2020.

DE OLIVEIRA, Anselmo Gomes; SILVEIRA, Dâmaris. A importância da Ciência para a sociedade. Infarma-Ciências Farmacêuticas, v. 25, n. 4, p. 169, 2013.

GONZALES, M. I. A divulgação científica: uma visão de seu público leitor.  IBICT/UFRJ/ECO, Rio Janeiro, 1992. p. 19.

LOUREIRO, J. M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 88-95, jan/abr, 2003.

RAUPP, D.; EICHLER, M. L. A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de química. RENOTE, v. 10, n. 1, 2012.

SANCHEZ, A.; GRANADO, A.; ANTUNES, J. L. Redes sociais para cientistas. Evolution, v. 23, n. 8, p. 411-413, 2014.

TEIXEIRA, Vitória Matheus et al. As  fake news e suas consequências nocivas à socieadade. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *