Mas afinal… É Tubarão ou é Baleia?

Square

Os tubarões são peixes cartilaginosos, e as baleias são mamíferos (ósseos), então o tubarão-baleia seria uma fusão desses dois animais?

Calma que eu te explico. Apesar do nome, o tubarão-baleia (Rhincodon typus) é um peixe, da família dos tubarões. Possui esse nome pelo seu tamanho e sua semelhança com as baleias, conhecidos como os maiores peixes viventes. Podem chegar a até 20 metros de comprimento e 20 toneladas! Contudo, eles alcançam em média 10 a 14 metros de comprimento e pesam de 6 a 10 toneladas. O maior tubarão-baleia já medido tinha 18,8 metros!!

Apesar de serem tão grandes, esses animais apresentam comportamentos dóceis e se alimentam de plâncton, krill, pequenas crustáceos, lulas e peixes, através da filtração.

Fonte: depositphotos

Preferindo águas quentes, os tubarões-baleia são encontrados em todos os oceanos tropicais do mundo. Eles são conhecidos por migrar toda primavera para a costa oeste da Austrália, onde a criação de corais do recife Ningaloo fornece ao tubarão-baleia um suprimento abundante de plâncton. A espécie é capaz de percorrer centenas de quilômetros em busca de locais com alimento abundante e condições climáticas ideais.

Ele geralmente nada próximo à superfície e pode percorrer de 24 a 28 quilômetros por dia. Em seus mergulhos, pode atingir mais de 2 mil metros de profundidade.

Faixa de distribuição de tubarões-baleia. Fonte: Chris Huh/Wikimedia Commons (CC-SA-3.0).

O tubarão-baleia é ovovivíparo, o que significa que o embrião é formado dentro de um ovo, que então eclode no útero da mãe. No final, os jovens são liberados para o mar completamente formados. O único tamanho de ninhada já documentado foi de mais de 300 filhotes.

Ao contrário da maioria das espécies de tubarões, a boca do tubarão-baleia está localizada na frente da cabeça, em vez da parte inferior. E essa enorme boca pode atingir até 1,4 m de diâmetro.

A pele de um tubarão-baleia adulto pode ter até 10 cm de espessura e tem a consistência de borracha forte, o que limita possíveis ataques de baleias assassinas, grandes tubarões brancos, tubarões-tigre e humanos.

Uma curiosidade sobre esses lindos animais é que cada tubarão-baleia tem seu próprio padrão de manchas individuais (como impressões digitais humanas), não há padrões repetidos.

Em 2016, a população global de tubarões-baleia foi rebaixada de Vulnerável para Ameaçada de extinção na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). As ameaças que eles enfrentam são o emaranhamento em redes de pesca, atropelamento por embarcações, ingestão de lixo e microplástico e em alguns casos, interferência humana por meio de turismo não regulamentado. No sul da China e em Omã, os tubarões-baleia ainda são pescados, apesar da pesca ser proibida.

Foto: Rich Carey / Shutterstock.com

Escrito por: Amanda Gonçalves

Referências

https://www.worldwildlife.org/species/whale-shark

https://www.nationalgeographic.com/animals/fish/w/whale-shark/

https://www.bioicos.com.br/post/2019/04/14/tubarao-baleia-gigante-gentil-ameacado

https://www.georgiaaquarium.org/animal/whale-shark/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *